quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Série | A Suficiência das Escrituras | Introdução





O Ministério Venha Reconhecer começa uma série de estudos sobre a suficiência das Escrituras, algo que consideramos extremamente urgente sobre a atual situação em nossa época a qual a Palavra de Deus é atacada em todos os meios e mídias. Reconheça sua autoridade e Reconheça sua inspiração Divina para sua edificação e se equipe para edificar o corpo de Cristo.
                                                                                                        Daniel Filho



Introdução


* Que livro é esse, que reivindica para si tamanha autoridade e utilidade?

* Inspirado diretamente por Deus e útil para transformar seus filhos

2Tm 3:16-17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

2Pe 1:20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

* Tamanha é sua importância espiritual que Paulo “implora” a Timóteo diligência na sua pregação, e prediz o que acontece aos que negligenciam seu conteúdo

2Tm 4:1 -4 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

* Sua eficácia na confrontação dos padrões de Deus com a realidade do coração humano é absoluta.

Hb 4:12-13 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

* Jesus eleva-a à condição de verdade. Tudo o que se opõe a ela, portanto, é mentira.

Jo 17:15-17 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

* Pedro já havia promovido os escritos de Paulo à condição de Escritura Sagrada.

2Pe 3:16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.



A Suficiência das Escrituras


As “Escrituras Sagradas”, A “Bíblia” ou a “Palavra de Deus” como nós Cristãos costumamos chamá-la tem sido alvo de muitos ataques em nossa época. Acredito que todos aqueles que acreditam de todo coração nas Escrituras receberam uma iluminação especial do Espírito Santo, mais a palavra de Deus pode ser estudada por meios naturais? Será que o conhecimento de recursos humanos podem contribuir em nossa fundamentação? Como cristãos devemos estar preparados a defender a integridade dessa Escritura a qual o nosso Deus é o autor.
Quantas vezes já ouvimos dizer que a Biblía é “obra humana” ou “cheia de erros” mais será que estas acusações são honestas? como se defender desses araques? Na Tv e em toda mídia frequentemente algum livro, artigo em revistas como a “Super Interessante” documentário de Tv tem atacado as escrituras.

(1) Revista Super Interessante afirmando que Abraão nunca existiu ou Revista Veja distorcendo fatos acerca de Jesus. Filmes sobre Jesus (Ex.:A última tentação de Cristo) retratando a desinformada opinião do autor. O Evangelho de Judas - que conta uma história diferente da Bíblia sobre os desfechos do relacionamento do traidor com Jesus. Revista época, Folha on-line, Wikipedia, National Geographics (que pagou 1 milhão de dólares pelo direito exclusivo de publicar) O código Da Vinci - apresentando supostos fatos que revelam uma linhagem de descendentes de Jesus com Maria Madalena, e que revelam que as doutrinas cristãs são invenções (lendas) bem posteriores a Cristo. Livro "O que Jesus disse o que Jesus não disse" de Bart D. Ehrman - "ex-crente, especialista em crítica textual - que virou agnóstico.
Matéria de capa da Revista Galileu de Outobro/2006. Documentário de James Cameron (diretor do Titanic) sobre o túmulo de Jesus que foi encontrado com seus restos mortais e de "sua esposa" - Maria Madalena ?! Etc...

Ao longo da história muitos tem tentado proibi-la, destruí-la ou desqualificá-la.

Voltaire profetizou que a principal mensagem da Bíblia, o cristianismo, estaria varrido da face da terra, e teria passado para a história. Ironicamente, 50 anos depois da sua morte a Sociedade Bíblica de Genebra usou a gráfica e a residência de Voltaire para produzir milhares de Bíblias.

É de suma importância que os seguidores de Cristo estejam firmes em todas essas tentativas de ridicularizar a fé Cristã. Este estudo tem como objetivo fortalecer o conhecimento de leigos sobre a questão e defender a fé um ministério que nos foi entregue. Espero em Cristo que este material possa te abençoar e abençoar outras vidas através de você. Inicialmente fiquemos com a oração de Jesus, nosso Senhor, que diz:

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade" Jo 17.17



Série de Estudos sobre a Suficiência das Escrituras  (Clique aqui ) para ler o primeiro artigo.

0 comentários:

Postar um comentário